Transtorno de Processamento Sensorial

Mais uma noite fria, meu filho dorme em meu colo, quando o passamos para o berço ele acorda chorando. Colocamos uma bolsa de água quente para que ele não sinta a diferença de temperatura. Funciona.

Fast forward, estou começando a introduzir comida sólida, nada entra em sua boca, nega frutas, legumes, sopas.

Todos os desenvolvimentos motores parecem ser normais, engatinha, mas não coloca objetos estranhos na boca, apenas migalhas do chão.

Com dois anos o problema se agrava, Marshall não come quase nada, pick eater? Pode ser.

Estamos no pomar, Marshall come frutas do pé. Na praia Marshall come feijão, toma suco, come até carne.

Voltamos à Inglaterra, médico após médico, nenhum diagnóstico, Marshall parece ser extremamente normal. Para mim ele é extremamente sensível, e com uma personalidade muito forte.

Finalmente achamos seu diagnóstico. Transtorno de Processamento Sensorial.

Seu cérebro funciona diferente, é como se todas as informações relacionadas ao tato estivessem em um engarrafamento sem organização, além disso, seu cérebro envia sinais de que alguns desses carros são extremamente perigosos e que ele deve ou brigar, ou fugir (fight and flight reaction).

Essa é uma condição extremamente complexa, pode atingir qualquer um, e qualquer um dos nossos sentidos. É como viver em alerta continuo, o que pode ser extremamente estressante.

Meu filho foi finalmente diagnosticado, vamos começar terapia ocupacional no final do mês, farei o possível para passar as informações por aqui no Blog.

Vou ter que parar por aqui, por ser uma condição extremamente complexa e individual terei que dedicar um tempo maior nesse tema.

Por hora, se alguém tiver dúvida por favor entre em contato.

Comments

3 thoughts on “Transtorno de Processamento Sensorial

  1. Olá, sou terapeuta ocupacional no Brasil.
    Gostei muito do seu blog. Vou divulgar!!!!
    Só fiquei preocupada na parte de um texto que você fala que
    “tratamento esse que pode ser feito em casa com um pouco de conhecimento sobre T.O e I.S.
    O terapeuta ocupacional é o profissional que faz uma capacitação em I.S.
    A intervenção é feita com esse T.O capacitado.

    Obrigada e sucesso no avanço do tratamento.

    • Olá Fernanda,
      Obrigada pela sua mensagem. Talvez seja melhor eu alterar para ajuda. Sei que tratamento somente com Terapeuta Ocupacional, se você continuar a ler o restantes dos textos verá que eu enfatizo a importância do diagnóstico e tratamento com profissional. É importante também salientar que há como ajudar a criança em casa, muitas famílias não tem condição de fazer a intervenção com profissionais. Bom, vou procurar onde escrevi isso que nem me lembro mais e dar uma arrumar o texto.

      Boa sorte para você também e obrigada por ler meus textos.

    • Olá Fernanda, apenas um update, mudei o texto. Muito obrigada pelo feedback. Toda sorte do mundo para você, que consigamos divulgar e ajudar a muitas famílias que precisam de uma luz nesse caminho.

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *